Advanced Analytics

Nos dias de hoje, no mundo digital, a capacidade de recolher, integrar e armazenar dados adequadamente é crítica para desvendar insights, recorrendo a técnicas de advanced analytics.

Desvende Insights para Melhorar o seu ROI, com Advanced Analytics.

Acreditamos que negócios que conseguem focar-se em usar os seus dados para conduzir a melhores tomadas de decisão, através de previsão de resultados futuros recorrendo a técnicas de advanced analytics, têm uma enorme vantagem competitiva.

Independentemente do estado actual da sua infraestrutura de dados e analytics, podemos ajudar a evoluir os seus insights a partir da descrição do passado para prever o futuro.

Algumas aplicações que poderemos desenvolver para o seu negócio:

  • Identificar, reter e adquirir os seus melhores clientes por menos, através de análises de Customer Lifetime Value.
  • Identificar preditivamente os clientes em risco de abandona através de análises de Churn, e agir com os programas adequados.
  • Melhorar o ROI de Marketing no engagement com segments de clientes criados a partir de técnicas de machine learning, usando os seus dados. Focar esforços nos clientes de maior valor e reduzir investimento em clients de menor valor.
  • Optimizar a experiência digital dos clientes através de personalização e recomendações, baseadas em modelos preditivos.
  • Marketing Mix Modeling para definições de alocação de budget entre canais, para maximização de vendas ou outras variáveis de interesse.
  • Modelos de Atribuição Top Down, Bottom Up e mistos.
  • Otimização de reaprovisionamento a partir de técnicas de machine learning.
  • Identificação de riscos de produtividade com objectivo de em tempo útil saber, por exemplo, quando realizar manutenções preventivas em maquinaria ou agir sobre princípios de pragas.
  • ou simplificar qualquer decisão crítica de negócio.

Veja também a nossa oferta de advanced analytics em AI & Machine Learning em Cloud Google Platform.

Serviços de Advanced Analytics

Modelos Descritivos

Modelos econométricos descritivos com abordagens Top-Down, Bottom-Up ou Mistas para explicação de variáveis de negócio em função de dados históricos.

Modelos Preditivos

Baseado nos modelos econométricos anteriores, os modelos preditivos permitem prever os valores futuros das variáveis estudadas, com base no comportamento histórico.

Modelos Prescritivos

As ferramentas analíticas prescritivas vão um passo em frente dos modelos descritivos e preditivos. Baseando as suas recomendações nos resultados da análise preditiva, estas ferramentas permitem apoiar a tomada de decisões, sistematizando a análise de conteúdo dos dados através da definição de hipóteses para o futuro, e teste dos seus efeitos preditos.

Modelos de Classificação

As técnicas de Machine Learning e de Artificial Intelligence, numa aproximação Top-Down, permitem, com base em dados históricos de atribuição de classe, prever a classificação de um dado agente em relação a uma determinada categoria ou classe, reduzindo drasticamente o processo de atribuição (neste caso o processo designa-se por classificação) em termos de tempo e de custo.

Modelos de Segmentação

As técnicas de clustering (um ramo da Inteligência Artificial) fazem a segmentação de um volume de dados (aproximação Bottom-Up), agrupando-os em clusters (variáveis comportamentais ou económicas) que podem ser usados para criar perfis, isto é, criar grupos de agentes que têm comportamentos semelhantes ou tipificados dentro de um conjunto de comportamentos chave.

Modelos de Scoring

Os algoritmos de scoring permitem atribuir uma pontuação a um agente em função de dados históricos. Estes modelos permitem criar uma forma de ordenar uma lista de agentes em função de variáveis de interesse primordial, seja em modelos de objetivo único ou multi-objetivo.

O funcionamento inerente dos modelos de scoring permite a escolha dos agentes em função desse scoring, criando um mecanismo de ciclo virtuoso no negócio.

Tem um desafio para a gestão preditiva de algum componente do seu negócio?

Fale Connosco